Saúde: Fiocruz comemora 115 anos nesta segunda-feira – 25/05/2015

Fiocruz
Fiocruz

 

 

 

As comemorações pelos 115 anos da Fiocruz começam na próxima segunda-feira (25) e se estendem até quarta-feira (27), na Praça Pasteur, no Campus Manguinhos, onde estão sendo montados estandes e palcos para apresentações. Os trabalhadores poderão participar de ampla programação e de várias atividades da Feira Fiocruz Saudável, que funcionará todos os dias nesse espaço, de 9h às 16h.

 

 

 

No primeiro dia, depois da abertura da Feira, com apresentação da Banda do Corpo de Bombeiros, o estande Cantinho Zen vai oferecer massagem laboral, a partir de 9h30. Às 10h, o Instituto Oswaldo Cruz promove a mesa-redonda Contribuições do IOC para o complexo técnico-científico da Fiocruz no Brasil e lança seu vídeo institucional, no Pavilhão Arthur Neiva.

 

 

 

 

Às 14h, é a vez da Casa de Oswaldo Cruz lançar o vídeo Leonidas Deane: histórias de um pioneiro, no Auditório do Museu da Vida. A produção é do Departamento de Arquivo e Documentação da COC. A programação termina com a Banda Samba na Praia, que se apresenta na série de shows Prata da Casa, que tem como destaque a mostra de talentos de trabalhadores da Fundação.

 

 

 

Prestação de contas

 

 

 

Na terça-feira (26), a programação começa com a audiência pública de prestação de contas de 2014 da Presidência da Fiocruz, às 9h30, no auditório do Museu da Vida. Participam o presidente, Paulo Gadelha, e todos os vice-presidentes. Ao meio-dia, na Praça Pasteur, o Projeto Casa Viva faz oferece uma apresentação musical.

 

 

 

Às 14h30, a Fundação entrega o título de pesquisador honorário ao médico Hésio Cordeiro, no Auditório do Museu da Vida. No fim da tarde, às 16h, no estande da Editora Fiocruz, estão previstos lançamentos e sessões de autógrafos de publicações da Editora, da Casa de Oswaldo Cruz e da Cooperação Social. Haverá descontos de 50% em títulos e um sorteio para quem comprar livros da Editora Fiocruz durante a Feira.

 

 

 

 

Atividades lúdicas do Museu da Vida também esperam os visitantes. Além da exposição Pelos Caminhos do SUS, em cartaz na Sala de Exposições Temporárias do Museu da Vida, de 10h ás 16h – aberta à visitação durante as comemorações na terça e quarta-feira (26 e 27) -, haverá apresentações teatrais. A peça Aprendiz de feiticeiro terá duas encenações nestes mesmos dias, na Tenda da Ciência, em sessões às 10h30 e 13h30. Já no Castelo da Fiocruz será apresentada a peça Aventura no Castelo, às 10h30 e 13h30, de quarta a sexta.

 

 

 

Corrida e show

 

 

 

O Projeto Social Petrópolis – Orquestra do Palácio Itaboraí fará uma apresentação às 10h de quarta-feira (27), no palco montado na Praça Pasteur. Às 11h, será a vez do Batuque de Oswaldo, promovido pela Asfoc-SN. À tarde, a Corrida e Caminhada Fiocruz Saudável, patrocinada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz, mobiliza 250 esportistas. A largada será às 15h, em frente ao Castelo.

 

 

 

Depois da atividade esportiva, o Palco da Praça Pasteur recebe na programação Prata da Casa a dupla Lara & Laís, às 16h. Em seguida, às 16h30, será cortado o tradicional bolo de aniversário da Fiocruz, COC e IOC. O evento continua com homenagens aos trabalhadores com mais de 30 e 35 anos de trabalho na Fundação, às 17h. Haverá um intervalo musical até o show de encerramento, às 19h, com a Banda Mais do Mesmo.

 

 

Saúde do trabalhador

 

 

 

Nos três dias de comemorações, haverá diversas atividades na Feira Fiocruz Saudável. No espaço do Núcleo de Saúde do Trabalhador da Diretoria de Recursos Humanos, os profissionais vão oferecer orientação nutricional, com base no novo guia alimentar do Ministério da Saúde, e informações da campanha Troque nicotina por vitamina, entre outras atividades.

 

 

 

A Diretoria de Administração do Campus (Dirac) promoverá coleta de óleo, de pilhas e baterias. No estande da Dirac, os visitantes receberão orientações sobre plantio, compostagem e coleta de resíduos tecnológicos. Os participantes das atividades de coleta receberão mudas de plantas de brinde.

 

 

 

Duas exposições serão montadas na Praça Pasteur. A primeira, da Casa de Oswaldo Cruz, intitulada Manguinhos revelado, traz fotografias históricas em negativo em vidro. A segunda, O Gigante Franzino: centenário de Leônidas de Mello Deane, é uma realização em parceria da COC e Presidência.

 

 

 

Quem for à Feira também terá oportunidade de conhecer atividades de diversas unidades e setores, como da Fiocruz Mata Atlântica, de Farmanguinhos, da Editora Fiocruz, da Creche e da Ouvidoria, entre outras.

 

 

 

 

Da Redação com informações de Patrícia de Paula, da Agência Saúde