Política: Senado vai pedir que TCU investigue BNDES

BNDES - Reprodução/eloconcursos
BNDES – Reprodução/eloconcursos

 

 

O Senado vai solicitar ao Tribunal de Contas da União (TCU) que investigue o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES). O requerimento de auditoria (RQS 378/2015), de iniciativa do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), foi aprovado pelo Plenário nesta quarta-feira (6).

 

O documento pede para o TCU investigar possíveis irregularidades nas operações de crédito do BNDES em relação a entidades privadas e governos estrangeiros a partir de 2007. A intenção é que o tribunal verifique a regularidade nas operações e os critérios utilizados no processo de escolha das entidades beneficiadas.

 

 

Cássio justifica o pedido dizendo que, “infelizmente, ha indícios de malversação de recursos públicos” na administração do banco. Segundo o senador, pesam sobre os investimentos do BNDES, além da falta de transparência quanto aos termos e garantias dos empréstimos concedidos, sérias dúvidas quanto à licitude de suas finalidades.

 

 

 

O senador aponta que muitos são os exemplos “nebulosos” de operações do BNDES com empresas brasileiras e governos estrangeiros. Cássio cita o porto de Mariel e o aeroporto de Havana, em Cuba, as hidrelétricas de San Francisco e de Manduruacu, no Equador, e um aeroporto em Moçambique, entre outros negócios que considera suspeitos.

 

 

 

Da Redação com informações da Agência Senado