Política: CPI da Máfia das Órteses e Próteses ouve médicos e desembargadores nesta terça – 19/05/15

Máfia das Próteses
Máfia das Próteses

 

 

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Máfia das Órteses e Próteses no Brasil terá audiência pública nesta terça-feira (19), às 14 horas, para ouvir os médicos Henrique Cruz e Marcelo Paiva Paes de Oliveira, e os desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul João Barcelos de Souza Júnior e New Wiedemann Neto.

 

Henrique Cruz, que é ortopedista, foi citado na reportagem do programa “Fantástico”, da Rede Globo, exibida em janeiro, que denunciou a máfia das órteses e próteses, assim como Marcelo de Oliveira, que foi vítima do esquema ao ser submetido a uma cirurgia de coluna ao custo de R$ 208 mil somente para despesa com parafusos.

 

 

 

Segundo a reportagem, eram realizadas cirurgias, muitas vezes desnecessárias, apenas para obrigar os pacientes a comprar próteses vendidas por empresas que pagam propinas a médicos. Esses profissionais receberiam entre 15% e 50% do valor dos produtos. A fraude estaria ocorrendo em cinco estados.

 

 

Os desembargadores serão ouvidos para dar contribuições técnicas, de modo a subsidiar as investigações da CPI, e falar sobre o trabalho em processos sobre o esquema.

 

 

A audiência atende a requerimentos do presidente da CPI, deputado Geraldo Resende (PMDB-MS), e do relator da comissão, deputado André Fufuca (PEN-MA), além do deputado Dr. João (PR-RJ), integrante do colegiado.

 

 
Da Redação com informações da Agência Câmara Notícias