Nacional – Secretário de Estado da Saúde de Santa Catarina estará em Xanxerê nesta quarta-feira – 22/04/15

Tornado destruiu parte do município - Xanxerê - 21/04/2015. Crédito: Janaína Mônego/SDR Xanxerê
Tornado destruiu parte do município – Xanxerê – 21/04/2015. Crédito: Janaína Mônego/SDR Xanxerê

 

O secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing, estará nesta quarta-feira, 22, em Xanxerê, no Oeste, para colocar os serviços e a estrutura da pasta à disposição do município. A cidade foi atingida por um tornado na tarde de segunda-feira. Durante a manhã, Kleinübing e uma equipe da secretaria visitarão o Hospital Regional São Paulo, onde a maioria das vítimas está sendo atendida. Em seguida, Kleinübing irá se reunir com o secretário municipal da Saúde, Nédio Conci.

 

Desde as primeiras informações sobre o fenômeno climático em Xanxerê, a Secretaria do Estado da Saúde está mobilizada para atender e dar apoio ao município e às vítimas. Imediatamente, a regulação estadual e o Samu foram acionados para viabilizar transferências, e as emergências dos hospitais – inclusive de unidades da Capital, como o Hospital Infantil Joana de Gusmão – , foram colocadas em prontidão para receber vítimas.

 

 

Três pacientes feridos foram transferidos para o Hospital Regional do Oeste, em Chapecó. Medicamentos e uma equipe de 12 profissionais formada por médico, enfermeiros e técnicos em enfermagem foram enviados pelo hospital de Chapecó para dar atendimento e assistência a vítimas em Xanxerê.

 

 

 

Nesta terça-feira, 21, Kleinübing convocou reunião extraordinária com uma equipe da secretaria para receber informações mais detalhadas e definir novas ações. “Os relatos são impressionantes. A secretaria está mobilizada para atender tudo o que for preciso. Amanhã de manhã estarei no hospital de Xanxerê e também vou me reunir com o secretário Nédio para levantarmos todas as necessidades e atendermos as demandas do município”, disse o secretário, que nesta terça-feira já manteve contato telefônico com o secretário da Saúde de Xanxerê.

 

 

 

Participaram do encontro desta tarde o secretário-adjunto da Saúde, Murillo Capella; a superintendente de Hospitais Públicos Estaduais, Cristina Pires; o superintendente de Vigilância em Saúde, Fábio Gaudenzi; o gerente do Samu, Cesar Korczaguin; o diretor da Vigilância Epidemiológica, Eduardo Macário; a diretora da Vigilância Sanitária, Raquel Ribeiro Bittencourt; e a diretora de Assistência Farmacêutica, Maria Teresa Agostini.

 

 

Os superintendentes Cristina Pires e Fábio Gaudenzi e o gerente Cesar Korczaguin acompanharão o secretário João Paulo Kleinübing na visita a Xanxerê.

 

 

 

Com Informações de Eduardo Correia – Assessoria de Comunicação