Nacional: Recuperado abastecimento de energia em quase 100% do sistema Celesc após tornado que atingiu a cidade de Xanxerê

Torre de energia caiu por causa  tornado que atingiu a cidade de Xanxerê
Torre de energia caiu por causa tornado que atingiu a cidade de Xanxerê

 

 

Após reconstruírem trechos de linhas de transmissão prejudicados pelo tornado que atingiu a cidade de Xanxerê na tarde de segunda-feira, equipes da Celesc restabeleceram a energia de quase 100% do sistema na região Oeste. Passadas 24 horas do registro do tornado, oito torres foram construídas nas variantes necessárias à recomposição das linhas de transmissão que permitiram, gradativamente, reenergizar as subestações na região:

 

– 10h19: foi energizada a linha de transmissão 138.000 Volts entre a subestação (SE) Xanxerê e a subestação Chapecó II. As equipes permanecem reconstruindo a linha de transmissão de 69.000 Volts que atende a subestação Chapecó I.

 

 

– 13h59min: foi energizado o primeiro circuito da linha de transmissão 69.000 Volts entre a SE Xanxerê a subestação Plano Alto, que permitiu realimentar a subestação Seara e restabelecer o atendimento de 12.500 unidades consumidoras da macrorregião Concórdia.

 

 

– 14h20min: foi religada a SE Concórdia, beneficiando outras 35.995 unidades consumidoras.

 

 

– 16h43: foi religada a SE Faxinal dos Guedes, promovendo o retorno da energia elétrica para 10.725 unidades consumidoras. Na sequência, energizou-se as SEs Ipumirim e Arabutã, beneficiando mais 7.736 unidades consumidoras.

 

 

Atualmente, cerca de sete mil unidades consumidoras permanecem sem abastecimento em Concórdia. No local dos estragos, as equipes seguem reconstruindo o segundo circuito da linha de transmissão de 69.000 Volts que atende as subestações Seara e Concórdia, para possibilitar o atendimento pleno das cargas da macrorregião de Concórdia.

 

 

Equipes de emergência, construção e manutenção estão mobilizadas para restabelecer o sistema o mais breve possível. Para ajudar, foram mobilizadas equipes de Joaçaba, Blumenau, Lages e Florianópolis.

 

 

Sobe para 14 o número de torres derrubadas

 

 

No inicio da manhã desta terça-feira, foram confirmadas a queda de mais três torres. Desta vez, na linha de transmissão entre a SE Xanxerê e a SE Ponte Serrada. Com isso, sobre para 14 o número de torres avariadas pelo tornado. Até o momento, foram substituías oito delas.

 

 

Em Xanxerê, onde o tornado destruiu bairros inteiros, equipes da empresa Iguaçu Energia, responsável pela concessão, lideram os trabalhos de recuperação.

 

 

Para acompanhar a situação do abastecimento em tempo real, acesse www.celesc.com.br, no sistema Em Tempo Real.

 

 

Com informações:
Lau Macarini
Assessoria de Imprensa Celesc
Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. – Celesc