Nacional: Porto Alegre completará 243 anos nesta quinta-feira 26/03/15

Atrações agitam os 243 anos de Porto Alegre
Atrações agitam os 243 anos de Porto Alegre

 

A cidade de Porto Alegre (RS) comemora seu 243º aniversário na próxima quinta-feira (26). Para celebrar a data, a prefeitura organizou uma extensa programação cultural, que contará com mais de cem atividades, entre os dias 21 e 29 de março.

 

 

As festividades começam neste sábado (21), com o tradicional baile da cidade, que nesta edição será realizado no Largo Glênio Peres. O roteiro musical da noite inclui uma apresentação da Banda Municipal de Porto Alegre e homenagens aos músicos Lupicínio Rodrigues e Túlio Piva, cujo centenário de nascimento é comemorado este ano.

 

 

Agenda

 

 

 

Na segunda-feira (23) a Orquestra Villa-Lobos se apresenta na escadaria da Igreja das Dores, às 19h. Na quarta-feira (25) será a vez da cantora Gal Costa subir aos palcos para homenagear a cidade.

 

 

Na sexta-feira (27), o cantor sertanejo Cristiano Araújo e a cantora de MPB Ana Carolina vão fazer apresentações em pontos diferentes de Porto Alegre.

 

 

 

Parte das atrações musicais acontecem nos Parque Moinhos de Vento (Parcão, no domingo, 22), no Humaitá (no Parque Marechal Mascarenhas de Moraes, dia 28) e na Restinga (na Esplanada da Restinga, dia 29). Todos terão entrada franca, com início às 16h.

 

 

A programação também conta com duas Viradas Culturais – 24 Horas, nos dias 22 e 29 de março, com mostras cinematográficas, feira de troca de livros, meditação ao ar livre, shows, exposições, oficinas, apresentações de dança e peças teatrais.

 
Passeios

 

 

 
Para os turistas, serão oferecidos descontos de 50% nos passeios turísticos da Linha Turismo, city tour oficial da capital gaúcha, que percorre o centro histórico da cidade.

 

 

O passeio será gratuito para quem faz aniversário no dia 26 de março. Aos passageiros que embarcarem nos passeios das 10h, 11h, 14h e 15h, será oferecida uma Serenata às Avessas, projeto da banda Quiçá Se Fosse.

 

 

 

Também será realizada a premiação Cidade de Porto Alegre, que homenageia pessoas ou entidades que tenham se distinguido por relevantes serviços prestados em prol do desenvolvimento da cidade.

 

 

 

Neste ano, 32 nomes concorrem ao prêmio, como o arquiteto e urbanista Jaime Lerner; o ex-presidente do Internacional, Giovanni Luigi; o ex-presidente da OAB-RS, Cláudio Lamachia; e a instituição Amparo Santa Cruz.

 

 

Além disso, a programação conta com a realização de ações educativas para pedestres, ciclistas e motociclistas, torneios de futebol e regata, oficinas de bordado, mutirão de limpeza da orla, entre outros.

 

 

Confira a programação completa.

 

 

 

Porta Alegre

 

 

A cidade de Porto Alegre tem como data oficial de fundação 26 de março de 1772, com a criação da Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais, um ano depois alterada para Nossa Senhora da Madre de Deus de Porto Alegre.

 

 

O povoamento, contudo, começou em 1752, com a chegada de 60 casais portugueses açorianos trazidos por meio do Tratado de Madri para se instalarem nas Missões, região do Noroeste do Estado que estava sendo entregue ao governo português em troca da Colônia de Sacramento, nas margens do Rio da Prata.

 

 

A demarcação dessas terras demorou e os açorianos permaneceram no então chamado Porto de Viamão, primeira denominação de Porto Alegre.

 

 

Com o fim da Guerra dos Farrapos (que aconteceu em 20 de setembro de 1835), a cidade retomou seu desenvolvimento e passa por uma forte reestruturação urbana nas últimas décadas do século XVIII, movida principalmente pelo rápido crescimento das atividades portuárias e dos estaleiros.

 

 

O desenvolvimento foi contínuo ao longo do tempo e a cidade se manteve no centro dos acontecimentos culturais, políticos e sociais do País como terra de grandes escritores, intelectuais, artistas, políticos e acontecimentos que marcaram a história do Brasil.

 

 

 

Da redação com Fontes Ministério do Turismo, Prefeitura Municipal de Porto Alegre