Nacional: Governador de Santa Catarina recebe empresários da companhia americana que construiu a Ponte Hercílio Luz

Raimundo Colombo recebeu representantes da American Bridge, empresa norte-americana que construiu a Ponte Herílio Luz vice-presidente da empresa, Michael Cegelis, e do engenheiro americano Dan Raynor. - Foto: James Tavares / Secom.
Raimundo Colombo recebeu representantes da American Bridge, empresa norte-americana que construiu a Ponte Herílio Luz vice-presidente da empresa, Michael Cegelis, e do engenheiro americano Dan Raynor. – Foto: James Tavares / Secom.

 

O governador Raimundo Colombo recebeu, nesta quinta-feira, 9, representantes da American Bridge, empresa norte-americana que construiu a Ponte Herílio Luz entre 1922 e 1926, em Florianópolis, para dar continuidade às negociações da segunda etapa de revitalização da estrutura. O encontro aconteceu na Casa d’Agronômica, e contou com a presença do vice-presidente da empresa, Michael Cegelis, e do engenheiro americano Dan Raynor. Na sequência, houve uma entrevista coletiva com a imprensa.

 

 
Cegelis e Raynor puderam analisar pessoalmente a Ponte Hercílio Luz durante visita à estrutura na quarta-feira, 8. No encontro desta quinta, o Deinfra entregou outros documentos e desenhos do projeto solicitados pela companhia. Com as novas informações e a vistoria in loco, a empresa pretende montar uma proposta definitiva para apresentar ao Governo do Estado. Cegelis afirma que terá condições de fazer a proposta, com detalhamento de custos e dados da execução, em dois meses.

 

 

 

Durante a reunião, o governador ressaltou que Santa Catarina tem pressa em resolver o problema da ponte e pediu que a companhia levasse em conta algumas dificuldades econômicas na hora de fazer o orçamento, como a alta do dólar. “A Hercílio Luz está há cerca de 33 anos fechada. Não queremos revitalizar a ponte somente pelo valor simbólico, mas pela questão da mobilidade urbana de Florianópolis. A vinda dos americanos é um passo importante, pois demonstra o interesse deles e faz parte da longa negociação exigida ao realizar uma obra de grande complexidade e engenharia”, afirma Colombo.

 

 

 

O vice-presidente da American Bridge informa que a vistoria na ponte foi essencial para saber com exatidão o que deverá ser feito no local após a etapa de sustentação da estrutura, hoje realizada pela empresa Empa, do grupo Teixeira Duarte. “A Hercílio Luz é uma estrutura especial e única. Temos condições de recuperá-la e abri-la para o trânsito novamente”, disse Michael Cegelis.

 

 

 

Também participaram da reunião os secretários de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa; e de Infraestrutura, João Carlos Ecker; presidente do Deinfra, Wanderley Agostini; projetista da ponte (da RMG Engenharia), Jurn Jewe Hermann Maertens; engenheiro do Deinfra, Wenceslau Diotalevy; diretor da Teixeira Duarte, João Pedro Lopes, e especialistas.

 

 

 

As tratativas com a American Bridge começaram em fevereiro, quando o governador participou de reuniões com equipes técnicas com a companhia, em Pittsburgh, nos Estados Unidos.

 

 

Ponte Hercílio Luz em Santa Catarina - Fotos: James Tavares/Secom
Ponte Hercílio Luz em Santa Catarina – Fotos: James Tavares/Secom

 

 

Histórico da Ponte

 

 

 

A Ponte Hercílio Luz foi construída na década de 1920 – entre novembro de 1922 e maio de 1926 – pelas firmas associadas Byington & Sundstrom, que viriam a se tornar a American Bridge.

 

 

 

A ponte foi oficialmente inaugurada em 13 de maio de 1926 e fechada para o tráfego de veículos pela primeira vez em 22 de janeiro de 1982. Em 1988, foi reaberta somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal e, em 1991, foi novamente interditada a qualquer tipo de tráfego.

 

 

Da Redação com informações de Mauren Rigo
Assessoria de Imprensa Secom
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom