Nacional: Emoção e homenagens marcaram a reunião do conselho da OAB SP

Fábio Canton, emocionado, informou aos conselheiros que Mateucci será homenageado com o prêmio Franz de Castro Holzwarth, em prol da sociedade
Fábio Canton, emocionado, informou aos conselheiros que Mateucci será homenageado com o prêmio Franz de Castro Holzwarth, em prol da sociedade

 

 

Na manhã desta segunda-feira (27/04), a reunião do Conselho da OAB SP foi marcada por homenagens e palavras de breve recuperação direcionadas ao presidente Marcos da Costa, que se restabelece do acidente ocorrido no último dia 18 de abril. “Nosso presidente está recebendo todos os cuidados necessários para que seu restabelecimento seja o mais pronto possível”, disse Ivette Senise Ferreira, presidente interina da Secional paulista, que deverá ocupar o cargo nos próximos 30 dias.

 

Após a abertura, os participantes fizeram um minuto de silêncio em respeito ao diretor tesoureiro da Ordem, Carlos Roberto Fornes Mateucci, vitimado em acidente automobilístico que também deixou ferido o presidente Marcos da Costa. A diretoria informou que será realizada uma sessão especial de homenagem a Mateucci. Segundo Ivette Senise, os detalhes serão anunciados em breve, após consulta feita aos familiares, que participarão do evento.

 

 

Mesmo com o anúncio, os dirigentes da OAB SP reservaram o início da manhã para uma breve homenagem antecipada. O primeiro a dizer algumas palavras foi o secretário-geral, Caio Augusto dos Santos Silva. “No dia 18 faleceu Carlos Roberto Fornes Mateucci, amigo, pai, marido, gestor de ordem, integrante de importantes instituições e praticante de inúmeras atividades sociais, além de liderança reconhecida de todos”, disse Caio. “Há quem tem coragem de travestir-se de bom moço para servir-se dos outros e não para servir aos outros. Esse não era e nunca foi o amigo Mateucci. Ele era um gestor zeloso e comprometido, que procurou ajudar na construção de uma OAB cada vez mais presente e que retribui ao advogado e à sociedade”, continuou.

 

 

Na sequência, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), Fábio Canton, visivelmente emocionado, afirmou ser Mateucci uma pessoa insubstituível. “Fica a dor da perda, mas também o grande exemplo de vida que ele deu a todos nós”, afirmou. “Advogado brilhante, muito bem sucedido profissionalmente, ele trabalhou em prol do bem comum, da nossa profissão e da sociedade”. Na ocasião, contou aos presentes que será concedido a Mateucci, de forma especial e extraordinária, o prêmio Franz de Castro Holzwarth, por conta das atividades que desenvolveu na entidade e em prol da sociedade. A notícia lhe foi dada, por telefone, por Martim Sampaio, diretor da Comissão de Direitos Humanos, enquanto ele participava de evento no Pará sobre Direitos Humanos representando a OAB SP.

 

 

José Horácio Halfeld, presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), também falou: “Mateucci tinha aquele brilho no olhar e o sorriso de quem sabia o que estava fazendo. Sendo assim, construiu uma brilhante carreira, era um líder ético e competente para a advocacia”.

 

 

A homenagem foi encerrada pelo diretor de Relações Institucionais da OAB SP, Luiz Flávio Borges D’Urso, que discursou em nome dos ex-presidentes da OAB SP. O advogado ressaltou que, além da tragédia, também houve um milagre. “Naquela tarde, nós poderíamos ter nos afastado de dois grandes companheiros. Mas quis o Criador que Mateucci fosse para junto Dele e que Marcos da Costa continuasse entre nós”, enfatizou D’Urso. “Eu acho que a maior homenagem que podemos prestar a todos aqueles companheiros que tombaram durante a nossa trajetória, como o Mateucci, é lembrarmos e falarmos deles. É fazer com que seu exemplo esteja entre nós”, disse.

 

 

Referindo-se à OAB SP como uma grande família, D’Urso pediu boas vibrações ao presidente Marcos da Costa. “Ao nosso presidente, ao nosso companheiro que permanece aqui para ser a nossa liderança, a ele enviamos vibrações positivas e direcionamos nossas orações”, disse o ex-presidente da Secional. Ele encerrou a homenagem pedindo que todos os presentes dessem as mãos em uma corrente de energia positiva.

O diretor de Relações Institucionais da OAB SP pediu uma corrente de vibrações positivas pela recuperação do Dr. Marcos da Costa e todos os conselheiros acataram e deram-se as mãos
O diretor de Relações Institucionais da OAB SP pediu uma corrente de vibrações positivas pela recuperação do Dr. Marcos da Costa e todos os conselheiros acataram e deram-se as mãos

Em seguida, os conselheiros aprovaram, por aclamação, José Maria Dias Neto para a tesouraria, posição que era ocupada por Mateucci. O advogado é conselheiro e presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da Secional. Entre outras funções, já ocupou o cargo de diretor tesoureiro na gestão anterior à de Marcos da Costa. Com a nomeação de Dias Neto, Fernando de Salles Freire foi escolhido para ocupar seu lugar na presidência do Tribunal de Ética. Freire também é conselheiro, membro do Tribunal de Ética da Ordem e, entre outras atividades, membro efetivo das Comissões de Orçamento e Contas e Direito Empresarial do Trabalho.

 

 

Com informações da OAB São Paulo