Meio Ambiente: Rota das Bandeiras entrega central de triagem de material reciclável em Itatiba, nesta quinta

Rota das Bandeiras entrega central de triagem de material reciclável em Itatiba
Rota das Bandeiras entrega central de triagem de material reciclável em Itatiba

 

 

 

 

Espaço, cedido à Cooperativa Reviver, é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Itatiba, o BNDES, a Artesp e a Concessionária

 

 

A partir do próximo dia 26 de março, o município de Itatiba passará a contar com uma moderna central de triagem de material reciclável para destinação correta dos resíduos gerados na cidade e também nas rodovias do Corredor Dom Pedro. O espaço foi construído a partir das ações do programa Rota Reciclável, desenvolvido pela Concessionária Rota das Bandeiras, e é resultado de uma parceria entre a empresa, a Prefeitura de Itatiba, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Agência de Transportes de São Paulo (Artesp).

 

 

A central de triagem será operada pelos membros da Cooperativa Reviver pelos próximos 25 anos e terá capacidade de reciclar 220 toneladas de recicláveis por mês, 70% acima de sua capacidade atual. O evento que marcará o início de operação do novo espaço será realizado às 10h e contará com a presença do prefeito de Itatiba, João Fattori.

 

 

A inauguração marca uma mudança na vida dos 30 cooperados, que até então atuavam em um espaço ao lado do aterro sanitário em que o material ficava exposto. Além disso, o antigo local para a reciclagem não possuía escritórios, sala de reunião, vestiários e conexão de internet.

 

 

 

A nova sede possui moderno pátio de manejo e áreas para recebimento e armazenamento do material, com três esteiras mecanizadas. Construído em um terreno de 6 mil m2, o galpão também possui sede administrativa, vestiários com acessibilidade e área de lazer. A Rota das Bandeiras investiu R$ 2,5 milhões no programa.

 

 

Além da construção da central de triagem, o programa Rota Reciclável propiciou a capacitação dos cooperados. Desde setembro de 2013, foram 400 horas de cursos sobre gestão, organização da produção, e visitas técnicas a outras centrais. Uma CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) também foi criada.

 

 

Outro destaque foi o forte trabalho de conscientização realizado com toda a população de Itatiba, para que a coleta seletiva fosse aplicada de forma correta na cidade. A campanha atingiu diretamente 9% da população. Os 9.824 moradores visitados receberam instruções sobre a divisão correta dos resíduos, para que os itens recicláveis sejam encaminhados para a Cooperativa Reviver. Hoje, a coleta seletiva é realizada em todo o perímetro urbano da cidade.

 

 

A conscientização da população também foi feita com o amplo material de divulgação. Foram instalados 12 outdoors pela cidade, distribuídos 15 mil folders e 2 mil cartazes foram afixados em pontos comerciais. Houve, ainda, a distribuição de camisetas, ecobags e imãs de geladeira, além de inserções publicitárias em rádios e jornais impressos. Doze escolas municipais foram visitadas.

 

 

Para a realização de todo o trabalho, a Rota das Bandeiras contou com importantes parceiros, entre os quais se destacam o BNDES, Artesp, Prefeitura de Itatiba, Tetra Pak, ABIHPEC, DE Café e Gaia Social. A Rota das Bandeiras é uma empresa da Odebrecht TransPort, investidora e operadora no Brasil em negócios relacionados à mobilidade urbana, rodovias, sistemas integrados de logística e aeroportos.

 

 

Serviço:

 

 

Inauguração Central de Triagem – Cooperativa Reviver
Dia: 26/03/2015
Horário: 10h
Endereço: Estrada Municipal Benedicto Antônio Regagnin, s/nº, Bairro Pinheirinho, Itatiba/SP

 

 

 

Da Redação com informações da Rota das Bandeiras