Meio Ambiente: Submédio São Francisco sedia diversos encontros do CBHSF

Médio do São Francisco - Plano de Bacia para o São Francisco é debatido em cidades baianas
Médio do São Francisco – Plano de Bacia para o São Francisco será debatido em cidades baianas

 

 

A Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, que integra o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF, realizará sua 1ª Reunião Ordinária de 2015, nos dias 28 e 29 de abril, na cidade de Abaré. Localizada às margens do Velho Chico, Abaré fica no Nordeste da Bahia, na divisa com o estado de Pernambuco.


O primeiro dia do encontro será destinado a uma visita técnica ao Riacho do Bom Passar, para ver de perto a situação das águas e da vegetação à sua volta. Já no segundo dia, as discussões entre os membros do comitê e a comunidade acontecem na Câmara Municipal de Abaré, situada na Rua Edésio Tolentino, nº 158, Centro.

 
Plano de Bacia – Entre os temas da pauta está o processo, em curso, de atualização do Plano de Recursos Hídricos da bacia hidrográfica do Velho Chico. O Submédio São Francisco se prepara para sediar, em maio, três consultas públicas e duas oficinas setoriais do Plano de Bacia. Estão programados encontros em Juazeiro (dia 25) e Paulo Afonso (dia 28), na Bahia, e Salgueiro (dia 30), em Pernambuco, além da oficina sobre Indústria e Mineração, em Jacobina – BA (dia 18) e sobre Saneamento, em Juazeiro – BA (dia 27). Será também no Submédio São Francisco, em Petrolina – PE, a XXVII Reunião Plenária Ordinária do CBHSF, que acontece nos dias 20 e 21 de maio, cujo tema central é “Crise hídrica: a difícil travessia de 2015”.

 

 

 

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. A diversidade de representações e interesses torna o CBHSF uma das mais importantes experiências de gestão colegiada envolvendo Estado e sociedade no Brasil.

 

 

 
Com informações de Antônio Moreno e André Santana da Assessoria de Comunicação do CBHSF