Economia: Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo já atingiu R$ 600 Bilhões em 2015, ou seja doze dias antes que em 2014.

Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo
Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo

 

 

Na sexta-feira (24/4), por volta das 13h50, quem passou em frente ao painel do Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), na Rua Boa Vista, centro da capital paulista, se deparou com este número: R$ 600.000.000.000,00. Quem acessou www.impostometro.com.br neste horário também visualizou esses R$ 600 bilhões, que representam quanto os contribuintes brasileiros pagaram em impostos, taxas e contribuições desde 1º de janeiro de 2015 para a União, os estados e os municípios.

 
No ano passado, a marca de R$ 600 bi foi alcançada somente no dia 6 de maio – um sinal de aumento da carga tributária de um ano para o outro. “Isso significa que, no Brasil, a arrecadação cresceu mais do que a economia. Ou seja, aumentou a contribuição compulsória de cada cidadão para os governos”, salienta Alencar Burti, presidente da ACSP e da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo). A ACSP estima que o ano de 2015 feche com um recorde de R$ 2 trilhões.

 

 

R$ 12,8 trilhões em 10 anos

 

 
O Impostômetro completou uma década na última segunda-feira (20/4). E nesses 10 anos foram pagos mais de R$ 12,878 trilhões em tributos, segundo o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação). “Diante de todo esse montante e da qualidade precária dos serviços públicos, os brasileiros precisam rechaçar qualquer tentativa de criação ou recriação de mais tributos”, defende Alencar Burti.

 

 
O objetivo do é conscientizar o cidadão sobre a alta carga tributária e incentivá-lo a cobrar os governos por serviços públicos de qualidade. Pelo portal www.impostometro.com.br é possível descobrir o que dá para fazer com o dinheiro ou quanto foi arrecadado num período ou numa cidade, por exemplo.

 

 

Associação Comercial de São Paulo
Associação Comercial de São Paulo

 
Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 120 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

 

 

Da Redação com informações provenientes de Ana Cecília Panizza – Assessoria de Imprensa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP)