Dia do Trabalho 2015: Banda de Punk abre o Maio Cultural no Dia do Trabalho em Bragança

Banda Olho Seco
Banda Olho Seco

 

 

O primeiro final de semana do Maio Cultural promete ser bem agitado para os bragantinos. Abrindo a programação, na sexta-feira, dia 1o, a partir das 17h, o Ciles do Lavapés receberá a banda Olho Seco. O grupo que está comemorando 35 anos de carreira foi pioneiro do punk no Brasil e participou da primeira coletânea de bandas brasileiras desse estilo e também do festival O Começo do Fim do Mundo, realizado no Sesc Pompéia em 1982. Seu primeiro álbum, “Botas, Fuzis e Capacetes”, é considerando um clássico no meio. O show será aberto pelas bandas bragantinas Lesão Corporal, Ranho e pela brasiliense Galinha Preta, todas do cenário underground.

 
Já no sábado, dia 2, a Casa de Cultura receberá o show da banda Thunderbird, “Tarântulas e Tarantinos”. Para comemorar o aniversário de 47 anos do cineasta Quentin Tarantino, o repertório será de trilhas sonoras do filme do diretor e um VJ fará projeções de cenas. O resultado é uma intervenção audiovisual moderna, mas lembrando o cinema mudo. Os ingressos são limitados e já podem ser retirados no Museu Municipal Oswaldo Russomano, Museu do Telefone, Biblioteca Municipal, Centro Cultural Geraldo Pereira e na Secretaria de Cultura e Turismo. Também haverá distribuição dos mesmos uma hora antes no local do show.

 

 

Oficinas e workshops

 

 
Além de shows, os bragantinos também terão a oportunidade de participar de oficinas e workshops exclusivos que já estão com inscrições abertas. Nos dias 6 e 7, uma Chevrolet veraneio customizada servirá de suporte para a oficina de xilogravura, que consiste em uma técnica que tem a madeira como base e reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte. O ‘xilomóvel’ estará no dia 6 no Ciles São Lourenço, ao lado do Espaço do Adolescente, das 14h às 17h, e no dia 7, no Ciles do Parque dos Estados, das 14h às 17h.

 

 

As inscrições podem ser feitas até o dia 4 pessoalmente na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo das 9h às 17h ou pelo e-mail [[email protected]].

 

 

Os jovens artistas do município devem ficar atentos para a Residência Artística Coletivo Base V que estará em Bragança do dia 26 ao dia 30. O grupo reúne artistas que produzem desde 2002 projetos de variadas linguagens desde publicações artesanais a instalações gráficas. O coletivo é destinado a jovens artistas e agentes culturais de todas as áreas artísticas. Os interessados devem enviar até o dia 20, uma carta de intenção em participar e um portfólio para o email [[email protected]]. As atividades ocorrerão das 19h às 22h no Centro Cultural Geraldo Pereira.

 

 

Os apaixonados por fotografia que queiram saber um pouco mais dessa arte também poderão participar de oficina com o fotógrafo bragantino com experiência internacional Felipe Gonçalves. Os interessados devem efetuar sua inscrição pessoalmente na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, das 9h às 17h ou pelo email [[email protected]]. A oficina tem 20 vagas disponíveis e ocorrerá do dia 5 ao dia 7, a partir das 19h, no Centro Cultural Geraldo Pereira.

 

 

Outra oficina que também estará disponível é a de vídeo de skate, em que o skatista e videomaker Diego Teixeira dará uma introdução ao mundo do skate, além de dicas com aulas teóricas e práticas. A oficina com 20 vagas ocorrerá em dois locais: dia 8, aula teórica no Centro Cultural Geraldo Pereira a partir das 19h e, no dia 9, aula prática na pista de skate do Lavapés a partir das 10h. Os interessados devem fazer sua inscrição pessoalmente na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo das 9h às 17h e pelo email [[email protected]].

 

 

Fanzine, uma espécie de revista feita manualmente com a utilização de técnicas diversas será o tema da oficina do artista uruguaio Matias Espacial Picón. Os inscritos poderão aprender várias formas artesanais para produção destas publicações. A oficina possui 15 vagas e as inscrições podem ser feitas pessoalmente na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, das 9h às 17h ou pelo email [[email protected]]. A aula ocorrerá no dia 24, a partir das 14h, no Museu do Telefone.

 

 

A oficina com Simone Pedersen, ‘A criança e os livros’ falará sobre o que as publicações destinadas ao público infantil devem conter, quais os gostos dessa idade e como deve ser feita a classificação de um livro infantil para cada faixa etária. Estão disponíveis 20 vagas e a oficina ocorrerá no dia 23, das 19h às 22h, na Associação dos Escritores (ASES) de Bragança Paulista. As inscrições podem ser feitas pessoalmente na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, das 9h às 17h e no email [[email protected]].

 

 

A criançada também terá sua própria oficina. Com Liana Yuri, e para crianças a partir dos seis anos, o tema será os livros pop-up, publicações cujas figuras ‘pulam’ das páginas. Os livros despertam a imaginação dos pequenos e auxilia na criatividade. A oficina ocorrerá no dia 23, das 14h às 17h, no Museu do Telefone, e tem 20 vagas disponíveis. As inscrições podem ser feitas pessoalmente na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, das 9h às 17h, ou no email [[email protected]].

 

 

E por fim, o Imagens Vivas-Vivências de Cocriação em Audiovisual está com 20 vagas disponíveis para uma oficina em parceria com o coletivo Garapa e o fotógrafo Diego Lajst. Nas vivências do Imagens Vivas, os participantes poderão experimentar todas as etapas de uma produção audiovisual. A oficina ocorrerá do dia 11 ao dia 16 e do dia 18 ao dia 23 das 19h às 22h, no Centro Cultural Geraldo Pereira e as inscrições podem ser feitas pessoalmente na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, das 9h às 17h ou pelo email [[email protected]] .

 

 

Serviços
– Museu Oswaldo Russomano – Rua Cel. João Leme, 520, Centro.
– Ciles do Lavapés – Avenida dos Imigrantes, 3237, Lavapés.
– Ciles São Lourenço – Praça Catarina Pignatari, s/n.
– Ciles do Parque dos Estados – Rua Amazonas s/n.
– Centro Cultura Geraldo Pereira – Praça Jacinto Osório, 26, Matadouro.
– Museu do Telefone: praça Jose Bonifácio, 126, Centro.
– Associação dos Escritores (ASES) – Rua Cel. Leme, 35, Centro.
– Secretaria de Cultura e Turismo – Av. Alpheu Grimelo, 981, Lago do Taboão.