Crise Hídrica: Representante do Banco Mundial fala das ações de recursos hídricos no Brasil

Água
Água

 

O Fórum Estadual de Preservação de Água foi realizado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) nesta quinta-feira, 19. Promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), o evento contou com palestra da consultora do Banco Mundial, Carmen Molejon, que destacou as prioridades da instituição nos projetos hídricos do Brasil. “Estes planos para os Estados podem prevenir eventos extremos, como escassez de água e as cheias”, destacou.

 

 

Carmen explanou, ainda, sobre como dar sustentabilidade ao gerenciamento das bacias hidrográficas. Ela falou sobre um estudo que está sendo realizado na Argentina com foco na irrigação complementar e novas áreas de exploração de água. “Mesmo com estes estudos, quando falamos em recursos hídricos, não podemos esquecer o uso consciente. O trabalho é direcionado para as necessidades dos usuários, mas sem esquecer a preservação ao meio ambiente”, salientou.

 

 

 

No período da manhã, o Fórum contou com palestras de representantes da Agência Nacional de Águas (ANA) e Ministério do Meio Ambiente (MMA), que falaram sobre os desafios, perspectivas e planejamento para a gestão dos recursos hídricos. Na abertura, o secretário da SDS, Carlos Chiodini, frisou a importância de colocar o tema água na pauta catarinense de prioridades em políticas públicas. “A água, pela aparente abundância, nunca mereceu a atenção devida”, disse.

 

 

 

 

Da Redação com informações do Governo de Santa Catarina