Brasil encerra fevereiro de 2015 com 19,71 milhões de acessos de TV por assinatura

Anatel
Anatel

O Brasil fechou fevereiro de 2015 com 19,71 milhões de acessos de TV por assinatura, 1,41 milhão a mais que em fevereiro de 2014. No segundo mês deste ano, 29,85% dos 66,04 milhões de domicílios brasileiros possuíam o serviço, segundo o indicador “Densidade dos Serviços de TV por Assinatura”, que é a relação percentual entre o número de assinaturas e o número de domicílios estimado a partir dos dados publicados pelo IBGE, em sua Síntese de Indicadores Sociais1. Como a média de pessoas por domicílio é de 3,09, cerca de 60,92 milhões de pessoas tinham o serviço à sua disposição em fevereiro de 2015.

A Agência disponibiliza informações sobre acessos de TV por Assinatura na aba Anatel Dados em seu portal na internet. Os relatórios publicados refletem os dados disponíveis em 27 de março de 2015 e podem sofrer alterações.

Veja abaixo o número de assinantes e a densidade dos serviços de TV por assinatura em fevereiro de 2015, por Unidade da Federação e por Região.

Regiões Acessos em operação Densidade (acessos por 100 domicílios)
Brasil 19.715.831 29,85
Região Norte 836.560 17,19
Rondônia 74.788 13,3
Acre 35.434 15,79
Amazonas 314.469 31,72
Roraima 21.225 14,05
Pará 315.739 13,91
Amapá 29.797 14,83
Tocantins 45.108 9,69
Região Nordeste 2.379.387 13,79
Maranhão 167.505 8,98
Piauí 77.509 8,29
Ceará 420.710 15,63
Rio Grande do Norte 238.496 22,74
Paraíba 154.868 12,63
Pernambuco 422.198 14,31
Alagoas 130.594 13,37
Sergipe 90.159 12,83
Bahia 677.348 13,93
Região Sudeste 12.086.879 42,11
Minas Gerais 1.636.500 23,78
Espírito Santo 286.549 21,53
Rio de Janeiro 2.657.449 45,63
São Paulo 7.506.381 51,18
Região Sul 2.987.994 29,57
Paraná 985.648 26,11
Santa Catarina 704.666 30,33
Rio Grande do Sul 1.297.680 32,41
Região Centro-Oeste 1.425.011 27,93
Mato Grosso do Sul 204.912 23,26
Mato Grosso 251.014 22,91
Goiás 452.603 20,62
Distrito Federal 516.482 55,58

Tecnologia

Os serviços de TV por assinatura são prestados com a utilização de diferentes tecnologias: por meios físicos confinados (Serviço de TV a Cabo – TVC e Fiber to the Home – FTTH), mediante utilização do espectro radioelétrico em micro-ondas (Serviço de Distribuição de Sinais Multiponto Multicanal – MMDS) e na faixa de UHF (Serviço Especial de Televisão por Assinatura – TVA), e ainda por satélite (Serviço de Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura Via Satélite – DTH).

Veja abaixo a distribuição da base de assinantes por tecnologia, em que se destaca a participação majoritária da tecnologia via satélite.

 

Quantitativo de acessos por tecnologia
Tecnologia fev/14 mar/14 abr/14 mai/14 jun/14 jul/14 ago/14 set/14 out/14 nov/14 dez/14 jan/15 fev/15
DTH 11.298.985 11.406.577 11.508.198 11.629.802 11.731.297 11.788.409 11.886.030 12.020.542 12.167.872 12.276.113 11.942.606 11.981.962 12.007.552
TVC 6.937.502 6.981.876 7.049.199 7.113.760 7.159.588 7.216.833 7.274.247 7.322.389 7.387.242 7.430.480 7.521.420 7.560.686 7.587.581
FTTH 43.125 47.927 51.403 56.768 61.491 67.154 73.311 78.137 84.347 89.663 95.011 100.158 105.776
MMDS 15.791 15.298 15.401 14.184 12.799 12.747 12.787 12.592 12.635 12.339 11.777 11.576 11.626
TVA 3.375 3.679 3.681 3.681 3.389 3.389 3.341 3.342 3.342 3.328 3.297 3.297 3.296
TOTAL 18.298.778 18.455.357 18.627.882 18.818.195 18.968.564 19.088.532 19.249.716 19.437.002 19.655.438 19.811.923 19.574.111 19.657.679 19.715.831
Participação percentual de cada Tecnologia
Tecnologia fev/14 mar/14 abr/14 mai/14 jun/14 jul/14 ago/14 set/14 out/14 nov/14 dez/14 jan/15 fev/15
DTH 61,75% 61,81% 61,78% 61,80% 61,85% 61,76% 61,75% 61,84% 61,91% 61,96% 61,01% 60,95% 60,90%
TVC 37,91% 37,83% 37,84% 37,80% 37,74% 37,81% 37,79% 37,67% 37,58% 37,51% 38,43% 38,46% 38,48%
FTTH 0,24% 0,26% 0,28% 0,30% 0,32% 0,35% 0,38% 0,40% 0,43% 0,45% 0,49% 0,51% 0,54%
MMDS 0,09% 0,08% 0,08% 0,08% 0,07% 0,07% 0,07% 0,06% 0,06% 0,06% 0,06% 0,06% 0,06%
TVA 0,02% 0,02% 0,02% 0,02% 0,02% 0,02% 0,02% 0,02% 0,02% 0,02% 0,02% 0,02% 0,02%
TOTAL 100,00% 100,00% 100,00% 100,00% 100,00% 100,00% 100,00% 100,00% 100,00% 100,00% 100,00% 100,00% 100,00%

Grupos econômicos

Os grupos econômicos são compostos por operadoras que atuam em diversas áreas, com várias Tecnologias.

Veja abaixo a distribuição da base de assinantes do Brasil por grupos econômicos.

Quantitativo de acessos por prestadora
Grupo econômico fev/14 mar/14 abr/14 mai/14 jun/14 jul/14 ago/14 set/14 out/14 nov/14 dez/14 jan/15 fev/15
Telmex (Claro/Embratel/NET) 9.794.728 9.875.385 9.954.069 10.035.579 10.105.578 10.177.145 10.259.383 10.343.346 10.423.559 10.501.486 10.171.140 10.219.698 10.233.300
Sky/DirecTV 5.441.508 5.480.346 5.510.447 5.578.809 5.616.713 5.616.642 5.624.174 5.644.275 5.653.772 5.643.299 5.643.193 5.646.110 5.682.811
OI 826.920 828.276 842.173 863.088 886.554 918.395 964.395 1.032.314 1.122.458 1.204.860 1.303.024 1.264.909 1.254.882
Vivendi (GVT) 717.941 752.965 776.477 785.137 799.311 803.448 821.018 837.977 854.879 870.908 881.859 899.324 916.655
Telefônica 637.499 644.759 658.772 674.678 687.810 700.747 714.865 726.619 747.591 759.992 770.247 776.097 780.975
Big Brasil 159.073 159.737 159.772 159.571 159.195 158.655 157.096 155.916 155.422 153.571 153.606 153.294 152.980
Algar (CTBC Telecom) 135.121 135.146 134.742 134.481 133.282 130.390 127.974 125.668 123.693 122.609 121.279 119.716 118.932
NossaTV 106.820 108.422 110.370 112.086 113.748 115.308 116.969 118.582 120.904 122.694 124.223 125.984 127.716
Cabo 49.294 48.186 49.320 49.097 49.316 49.068 49.363 49.468 48.344 48.158 48.421 48.507 46.812
Prefeitura de Londrina/Copel 13.220 12.407 11.754 11.201 0 3.627 3.465 3.348 3.237 3.131 3.044 2.951 2.862
Outros 416.654 409.728 419.986 414.468 417.057 415.107 411.014 399.489 401.579 381.215 354.075 401.089 397.906
Total 18.298.778 18.455.357 18.627.882 18.818.195 18.968.564 19.088.532 19.249.716 19.437.002 19.655.438 19.811.923 19.574.111 19.657.679 19.715.831
Participação de mercado de cada prestadora
Grupo econômico fev/14 mar/14 abr/14 mai/14 jun/14 jul/14 ago/14 set/14 out/14 nov/14 dez/14 jan/15 fev/15
Telmex (Claro/Embratel/NET) 53,53% 53,51% 53,44% 53,33% 53,28% 53,32% 53,30% 53,21% 53,03% 53,01% 51,96% 51,99% 51,90%
Sky/DirecTV 29,74% 29,70% 29,58% 29,65% 29,61% 29,42% 29,22% 29,04% 28,76% 28,48% 28,83% 28,72% 28,82%
OI 4,52% 4,49% 4,52% 4,59% 4,67% 4,81% 5,01% 5,31% 5,71% 6,08% 6,66% 6,43% 6,36%
Vivendi (GVT) 3,92% 4,08% 4,17% 4,17% 4,21% 4,21% 4,27% 4,31% 4,35% 4,40% 4,51% 4,57% 4,65%
Telefônica 3,48% 3,49% 3,54% 3,59% 3,63% 3,67% 3,71% 3,74% 3,80% 3,84% 3,94% 3,95% 3,96%
Big Brasil 0,87% 0,87% 0,86% 0,85% 0,84% 0,83% 0,82% 0,80% 0,79% 0,78% 0,78% 0,78% 0,78%
Algar (CTBC Telecom) 0,74% 0,73% 0,72% 0,71% 0,70% 0,68% 0,66% 0,65% 0,63% 0,62% 0,62% 0,61% 0,60%
NossaTV 0,58% 0,59% 0,59% 0,60% 0,60% 0,60% 0,61% 0,61% 0,62% 0,62% 0,63% 0,64% 0,65%
Cabo 0,27% 0,26% 0,26% 0,26% 0,26% 0,26% 0,26% 0,25% 0,25% 0,24% 0,25% 0,25% 0,24%
Prefeitura de Londrina/Copel 0,07% 0,07% 0,06% 0,06% 0,00% 0,02% 0,02% 0,02% 0,02% 0,02% 0,02% 0,02% 0,01%
Outros 2,28% 2,22% 2,25% 2,20% 2,20% 2,17% 2,14% 2,06% 2,04% 1,92% 1,81% 2,04% 2,02%
Total 100,00% 100,00% 100,00% 100,00% 100,00% 100,00% 100,00% 100,00% 100,00% 100,00% 100,00% 100,00% 100,00%
1 Fonte: IBGE, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2013.

Informações ANATEL.