Atibaia: Câmara Municipal de Atibaia abre exposição sobre o mundo das fábulas

Câmara Municipal de Atibaia abre exposição sobre o mundo das fábulas

 

 

No tempo de nossos avós, as crianças aprendiam fábulas para contá-las aos visitantes. Mas a linguagem em que estavam escritas nem sempre era agradável e compreensível. La Fontaine as reescreveu em linguagem atualizada. O brasileiro Monteiro Lobato fez o mesmo trabalho.

 

 

 

 

Com reproduções de ilustrações feitas por Gustave Doré, a Câmara de Atibaia abre a exposição “O mundo das fábulas”, que está na antessala do plenário. As reproduções estão em portas interligadas que funcionam como suporte e já serviram a outras exposições. A mostra vai até 10 de fevereiro.

 

 

 

 

QUEM FORAM?

 

 

 

 

Jean de La Fontaine (1621-1695) foi um poeta e fabulista francês. Em 1668, publicou “Fábulas Escolhidas”, com histórias de animais, magistralmente contadas, sempre com fundo moral. Escritas em linguagem simples e atraente, as fábulas conquistaram imediatamente os leitores.

 

 

 

 

O escritor seguiu o estilo do grego Esopo, que falava da vaidade, estupidez e agressividade humanas através de animais. La Fontaine é considerado o pai da fábula moderna. Sobre a natureza da fábula declarou: “É uma pintura em que podemos encontrar nosso próprio retrato”. Entre as fábulas escritas e reescritas por ele, estão A Lebre e a Tartaruga, O Homem, A Cegonha e a Raposa, O Menino e a Mula, O Leão e o Rato, e O Carvalho e o Caniço, a Raposa e a Uva.

 

 

 

Gustave Doré (Estrasburgo, 6 de janeiro de 1832 ? Paris, 23 de janeiro de 1883) foi um pintor, desenhista e o mais produtivo e bem-sucedido ilustrador francês de livros no século XIX. Seu estilo se caracterizou pela fantasia. Foi também caricaturista. Além das fábulas de La Fontaine, ilustrou muitas outras obras, como “A Divina Comédia”, de Dante Alighieri.

 

 

 

A Câmara de Atibaia fica na avenida Nove de Julho, 265, centro. A exposição pode ser vista entre 8h e 17h.

 

 

 
Da Redação com informações provenientes do Departamento de Comunicação da Câmara Municipal da Estância de Atibaia