Agroecologia – Semana dos Alimentos Orgânicos começa na segunda-feira – 25/05/2015

Produtos Orgânicos - Foto: Flaviano Schneider
Produtos Orgânicos – Foto: Flaviano Schneider

 

 

A 11ª Semana dos Alimentos Orgânicos começa na segunda-feira, 25 de maio e as atividades se estendem até 31 de maio. A abertura, em Rio Branco, tem inicio às 8h30, no auditório do da Superintendência Federal de Agricultura (SFA-AC) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

 

A programação conta com palestras de pesquisadores, professores e relatos de experiência de produtores rurais. Também serão realizadas vistas aos campos experimentais da Embrapa Acre, para conhecer pesquisas com sistemas agroflorestais e espécies potenciais da agricultura familiar, e à Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos de Rio Branco (UTRE), para conhecer métodos de compostagem.

 

 

 

Uma novidade desta edição do evento é a comercialização de produtos orgânicos e distribuição de material de divulgação da temática no Shopping Via Verde, na quarta-feira (27), das 10 às 18 horas. O local é estratégico para a atividade por reunir, diariamente, um grande número de pessoas, fator que contribui para a disseminação de informações.

 

 

 

A Semana é uma campanha nacional, realizada anualmente e tem a finalidade de divulgar a agricultura orgânica informar sobre os benefícios nutricionais, sociais e ambientais proporcionados pelo consumo destes produtos.

 

 

 

Orgânicos

 

 

 

Para ser um produto ser considerado orgânico o produtor não deve utilizar, em qualquer fase da produção, agrotóxicos, hormônios, adubos químicos, antibióticos ou transgênicos. Além disso, é necessário cuidar do solo, conservando-o a longo prazo. “O resultado é a produção de alimentos que promovem a saúde, tanto do meio ambiente quanto dos seres humanos”, afirma a analista da Embrapa Acre, Fernanda Fonseca.

 

 

 

O produtor rural Miguel Martins, morador do Polo Benfica (Rio Branco), considera fundamental a relação de confiança entre consumidor e agricultor. “A busca pelos orgânicos no estado não é maior porque as pessoas ainda não estão esclarecidas sobre os vários benefícios que teriam ao consumir esses produtos. A semana de alimentos orgânicos é uma forma de apresentar para público o nosso trabalho”, afirma Martins.

 

 

 

Em Rio Branco é possível adquirir uma gama de frutas e hortaliças, entre outros alimentos, na feira de produtos orgânicos, realizada toda sexta-feira, de 6 às 18h, e aos sábados, de 5 às 13h, ao lado do Mercado Municipal Elias Mansour. Desde 1998 agricultores familiares de diversas comunidades rurais que trabalham com produção orgânica comercializam seus produtos por meio dessa iniciativa. Atualmente, o espaço reúne agricultores do Grupo Ecológico do Humaitá, Moreno Maia, Wilson Pinheiro e Polo Benfica.

 

 

 

Confira a programação do evento no endereço no portal do Ministério da Agricultura.

 

 
Da Redação com informações provenientes de Priscila Viudes – Embrapa Acre