Internacional: Incêndio Florestal se aproxima da área de exclusão da Usina Nuclear de Chernobyl, na Ucrânia.

Chernobyl - sputniknews.com
Chernobyl – sputniknews.com

 

 

Um incêndio florestal atinge neste momento uma área localizada perto da zona de exclusão de Chernobyl, na Ucrânia, ao redor do local onde foi registrado, há 29 anos, o maior acidente nuclear da História.


Segundo o Ministério de Emergências da Ucrânia, mais de 200 bombeiros foram deslocados para a região para combater as chamas, com a ajuda de dois aviões e um helicóptero.

 

 

Por volta das 18h30, horário local, o ministro de Emergências, Arsen Avakov, escreveu em sua página no Facebook que, apesar dos esforços, a situação estava ficando cada vez pior, com o fogo se aproximando rapidamente da usina.

 

 

Na última segunda-feira (27), após a cúpula UE-Ucrânia, em Kiev, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, anunciou que o bloco europeu, atendendo a um pedido do presidente ucraniano, Pyotr Poroshenko, pretende alocar €70 milhões para a construção de estruturas de proteção na zona da central nuclear de Chernobyl, onde um desgaste no invólucro em torno do reator afetado está provocando um risco renovado de contaminação radioativa.

 

 

Em 26 de abril de 1986, o mundo testemunhou o maior desastre nuclear da História em termos de custos e vítimas. Uma explosão seguida de incêndio no reator número 4 da usina de Chernobyl liberou grandes quantidades de partículas radioativas na atmosfera, as quais se espalharam sobre as partes ocidentais da URSS e da Europa. Os efeitos desse desastre são sentidos até hoje.

 

 

Da Redação com informações de Agências Internacionais e da sputniknews.com