Internacional: Embaixador Norte-Coreano diz que seu pais pode disparar mísseis nucleares em “qualquer momento”.

Líder norte-coreano Kim Jong assiste a exercícios militares em um aeródromo na Coreia do Norte - foto distribuída pela Agência de Notícias Central Norte-Coreana.
Líder norte-coreano Kim Jong assiste a exercícios militares em um aeródromo na Coreia do Norte – foto distribuída pela Agência de Notícias Central Norte-Coreana.

 

 

 

A Coréia do Norte tem a capacidade de disparar uma arma nuclear e a usará em retaliação se for atacada, disse o embaixador Coreano Hyun Hak Bong à Sky News na sexta-feira.

 

 

 

Quando perguntado se a Coreia do Norte já teria a capacidade de disparar um míssil nuclear, o embaixador norte-coreano disse:  “Sim, em qualquer hora, em qualquer tempo.”

 

 

 

“Se os Estados Unidos nos atacar, devemos contra-atacar. Estamos prontos para a guerra convencional com a guerra convencional, estamos prontos para a guerra nuclear com a guerra nuclear. Nós não queremos guerra, mas não temos medo da guerra “, acrescentou.

 

 

 

Em um discurso em 3 de março, o ministro do Exterior norte-coreano Ri Yong Su disse que seu país tinha o poder de deter uma “crescente ameaça nuclear” pelos Estados Unidos com um ataque preventivo se necessário.

 

 

 

A Coreia do Norte realizou três detonações nucleares, a mais recente em Fevereiro de 2013, o comandante das forças americanas na Coreia do Sul disse em outubro que acreditava Pyongyang tinha a capacidade de construir uma ogiva nuclear que pode ser montado em um míssil balístico, embora não tinha provas destes testes ou outras provas para mostrar que o ditador norte-coreano tinha tomado esse passo.

 

 

Da Redação com informações de Agências Internacionais