Internacional: Angelina Jolie anunciou que retirou os ovários como forma de prevenção de câncer.

Angelina Jolie
Angelina Jolie

 

A atriz Angelina Jolie revelou nesta terça-feira que retirou os ovários como forma de prevenção de câncer, porque é portadora de mutações hereditárias no gene BRCA1, que aumentam em 50% o risco deste câncer.

 

Num relato no jornal norte-americano New York Times, a atriz de 39 anos lembrou que a sua mãe, de quem herdou as mutações genéticas no BRCA1, morreu aos 56 anos de câncer da mama. Mutações no BRCA1 também aumentam em 87%  o risco de câncer da mama, o que já tinha levado a atriz a fazer uma dupla mastectomia em 2013, para reduzir essa probabilidade para menos de 5%. “É uma cirurgia menos complexa (do que a dupla mastectomia), mas os efeitos são mais graves. Força a mulher a entrar na menopausa”, escreveu agora sobre a remoção dos ovários.

 

 

No artigo publicado no jornal, Angelina Jolie teve o cuidado de lembrar que a operação não é a única opção para mulheres com histórico familiar de câncer. Mas, de qualquer maneira, ela acabou alimentando um debate sobre esses exames genéticos e o uso que se deve fazer deles.