Jogos Olímpicos Rio 2016: Prefeito do Rio anuncia pacote de medidas para facilitar operações nos Jogos de 2016

Jogos Olímpicos Rio 2016
Jogos Olímpicos Rio 2016

 

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou nesta sexta-feira (20.03) um pacote de medidas especiais para entrar em vigor durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. As iniciativas previstas servirão para facilitar a operação dos eventos e serão enviadas para a Câmara dos Vereadores em formato de projeto de lei.

 

 

Paes informou que, entre as ações, estão mudanças no calendário escolar, criação de feriados, alteração no trânsito, adaptações na lei eleitoral e a criação do programa Servidor Olímpico, que incentivará servidores públicos a trabalhar nos Jogos.

 

 

 

A presença de delegações e turistas no Rio de Janeiro vai requerer que a sociedade adote as medidas para facilitar a locomoção e a operação dos eventos. A prefeitura do Rio espera que haja uma redução de 30% de deslocamentos entre casa e trabalho durante os Jogos Olímpicos e de 10% nos Paraolímpicos. Para isso, empresas serão estimuladas a adotar a prática do home-office (trabalho em casa), além de rodízio de funcionários, férias coletivas e alteração de turnos de trbalho.

 

 

 

“As Olimpíadas não começam só em 2016. Teremos aqui uma série de eventos-teste já este ano e precisamos ter planejamento para que isso não se torne um transtorno para a população, bem como na época dos Jogos. Para termos sucesso é necessária a participação de todos. A responsabilidade dessa tarefa não é só da prefeitura. Precisamos contar com o apoio das entidades de classe, empresas, população e da imprensa para informar”, pediu Pedro Paulo Carvalho, secretário-executivo de Coordenação de Governo.

 

 

 

Em relação ao calendário escolar, a proposta é de que as redes pública e privada transfiram e ampliem as férias para o período de 25 de julho a 26 de agosto. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Transportes, a média de movimento nas ruas cai 19% no período. Além disso, o pacote sugere a decretação de feriado nos dias 5 e 18 de agosto, data da Cerimônia de Abertura dos Jogos e da prova do triatlo, respectivamente.

 

 

 

No segundo semestre deste ano, a prefeitura dará início a uma campanha institucional para começar a informar a população sobre o funcionamento do transporte público e as restrições que entrarão em efeito durante os Jogos.

 

 

 
Da Redação com informações: Prefeitura do Rio de Janeiro