Jogos Olímpicos Rio 2016: Agentes brasileiros conhecerão esquema de segurança da maratona de Boston

Maratona de Boston
Maratona de Boston

 

Iniciativa faz parte do Programa de Observadores e foi anunciada nesta quarta durante reunião da Coesrio2016

 

 

Equipes brasileiras de segurança serão enviadas para a maratona de Boston (Estados Unidos),em abril, para conhecer o esquema de segurança do evento. A iniciativa faz parte do novo Programa de Observadores, anunciado durante a reunião da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para os Jogos Rio 2016 (Coesrio2016) realizada nesta quarta-feira (18.03), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na capital fluminense. A viagem será custeada pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (Sesge/MJ).

 

 

“Vamos mandar especialistas em segurança que atuam em nossas instituições para conhecer a organização de grandes eventos pelo mundo. O projeto começa na maratona de Boston, que vivenciou um ataque terrorista há dois anos. Serão selecionados profissionais que têm um olhar nas áreas de inteligência, planejamento, terrorismo, entre outros. Queremos também trazer para o país os melhores técnicos do mundo nessas áreas, para que possam passar seu conhecimento para as nossas equipes”, explicou o diretor de Operações da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, Cristiano Sampaio.

 

 

 
Durante a reunião, também foram definidos os temas das oficinas temáticas que serão realizadas ao longo do ano com o objetivo de discutir todos os pontos relacionados à segurança do evento. Comando e controle, inteligência, treinamento em eventos-teste e operações especiais são alguns deles. A ideia é que as oficinas contem sempre com representantes da área de Segurança Pública dos três entes federativos.

 

 

 

De acordo com o subsecretário extraordinário de Grandes Eventos da Secretaria Estadual de Segurança Pública do Rio de Janeiro (Seseg/RJ), Roberto Alzir, o encontro também serviu para discutir os pontos principais do plano estratégico do evento, que deve ser finalizado em breve.

 

 

 

“Esse documento vai nos ajudar a nortear as atividades de cada órgão de segurança envolvido nos Jogos Rio 2016. Também estamos em fase de preparação do plano tático, que nos dará a visão macro da operação, indicando as tarefas necessárias dos diversos agentes participantes”, afirmou.

 

 

 

Da Redação com informações do Seseg/ RJ