Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Nacional 2014/2015: Tainá/Andressa vence pela primeira vez e austríacos completam o pódio da última etapa

Pódio do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Nacional 2014/2015
Pódio do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Nacional 2014/2015

 

 

 

Sob a vista do Cristo Redentor, da praia do Flamengo, Marina da Glória e da Ponte Rio-Niterói. Com essas imagens, a última etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Nacional temporada 2014/2015 conheceu seus campeões neste domingo (22.03), no Rio de Janeiro (RJ). No masculino, a dupla convidada austríaca venceu os cariocas Maia/Alexandre por 2 sets a 1 (22/24, 21/17 e 15/10), em quase uma hora de partida, para ficar com o ouro. Na decisão feminina, melhor para Tainá/Andressa (SE/PB), que derrotou Bruna/Semírames (PB/ES) por 2 sets a 1 (18/21, 21/19 e 15/12), em 53 minutos, na Escola de Educação Física do Exército, na Urca, Zona sul da cidade maravilhosa.

 

 

Esta foi a primeira vez que duas duplas saem do quali (fase eliminatória que classifica à fase de grupos do torneio principal) e chegam na final do campeonato. Outra novidade foi a subida de uma dupla estrangeira convidada no pódio.

 

 

 

Na final feminina, a primeira disputada no dia, Semírames começou sacando bem e mantendo um ritmo forte, vencendo o set inicial. Aos poucos, com equilíbrio, Andressa acertou a marcação e conseguiu a virada no segundo set. No tie-break, Tainá/Andressa chegou a abrir vantagem de sete pontos e conquistou o ouro. Foi o primeiro título de Nacional para a dupla que participou de todas as etapas na atual temporada.

 

 

 

“Foi bem puxado e difícil chegar até aqui, mas acho que nossos treinamentos e a nossa parceria nos fortaleceu para conquistarmos o título. Só espero coisas boas, estar no Superpraia B, fazer uma boa competição e treinar e evoluir cada vez mais”, analisou a sergipana Andressa que tem 18 anos.

 

 

 

“Se tivesse uma palavra para esse campeonato, com certeza seria superação. Nós viemos de uma etapa do Open e queríamos atingir um outro patamar, pois nós temos os nossos objetivos. Então essa etapa foi uma das maiores realizações que conseguimos e eu acredito que nada seja por acaso, pois fizemos tudo valer a pena”, disse Tainá após o título.

 

 

 

Para chegar à final, Tainá/Andressa (SE/PB) venceu Evelyn/Fernanda Nunes (DF/RJ) por 2 sets a 0 (31/29 e 21/0), em 41 minutos de partida. Na outra semifinal, Bruna/Semírames (PB/ES) eliminou Danni/Amanda Maltez (MS/RJ) com triunfo por 2 sets a 0 (21/16 e 22/20), em 39 minutos de jogo. A medalha de bronze feminina ficou com Danni/Amanda Maltez (MS/RJ), após Fernanda Nunes (RJ) não conseguir entrar em quadra para a disputa por falta de condições físicas.

 

 

 

 

O torneio masculino teve uma final de tirar o fôlego, com participação animada dos torcedores na Escola de Educação Física do Exército. A dupla austríaca abriu o placar do jogo, mas os cariocas cresceram e fecharam o primeiro set por 24×22. Apesar de ter saído na frente Maia/Alexandre acabou perdendo o segundo set, marcado por potentes ataques de Lorenz. No tie-break, porém, melhor para a dupla convidada que fechou o jogo por 15×10.

 

 

 

“Foi uma experiência muito boa e nós estávamos aguardando muito desde que fomos convidados a jogar aqui no Brasil. Sabíamos que jogaríamos com grandes atletas e estamos muito felizes que conseguimos ganhar o campeonato”, destacou Tobias após o título.

 

 

 

“Estamos nos preparando para o Circuito Mundial, então tivemos uma preparação muito longa. Agradecemos a oportunidade de jogar aqui, o Brasil é o país com os melhores jogadores de vôlei, foi uma grande honra ter competido”, disse Lorenz.

 

 

 

Tobias/Lorenz (AUT) se classificou à final ao derrotar, nas semifinais, Guto/George (SP/PB) por 2 sets a 0 (22/20 e 21/18), em 40 minutos. Na outra semi, Maia/Alexandre (RJ) venceu Felipe Cavazin/Daniel Lazzari (PR/SC) por 2 sets a 0 (21/16 e 21/14), em 34 minutos, conquistando a vaga na decisão. Já na disputa de bronze, melhor para Felipe Cavazin/Daniel Lazzari (PR/SC) que venceu Guto/George (SP/PB) por 2 sets a 0 (21/19 e 26/24), em 43 minutos.

 

 

 

Esta foi a última etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Nacional temporada 2014/2015. As duplas com a melhor pontuação garantiram vagas no Superpraia, competição criada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) na temporada passada, que entrará em cena no final de abril. As oito melhores do ranking em cada naipe disputarão o Superpraia A, enquanto as oito seguintes (do 9º ao 16º) jogarão o Superpraia B, um ingrediente a mais para esquentar essa reta final.

 

 

 

RESULTADOS DO DIA:

 

Final masculina: Maia/Alexandre (RJ) 1 x 2 Tobias/Lorenz (AUT)
Final feminina: Bruna/Semírames (PB/ES) 1 x 2 Tainá/Andressa (SE/PB)
Bronze masculino: Felipe Cavazin/Daniel Lazzari (PR/SC) 2 x 0 Guto/George (SP/PB)
Bronze feminino: Evelyn/Fernanda Nunes 0 x 2 Danni/Amanda Maltez (MS/RJ)
Semifinais masculinas: Felipe Cavazin/Daniel Lazzari (PR/SC) 0 x 2 Maia/Alexandre (RJ)
Tobias/Lorenz (AUT) 2 x 0 Guto/George (SP/PB)
Semifinais femininas: Tainá/Andressa (SE/PB) 2 x 0 Evelyn/Fernanda Nunes (DF/RJ)
Danni/Amanda Maltez (MS/RJ) 0 x 2 Bruna/Semírames (PB/ES)

 

 
Da Redação com informações da CBv