Automobilismo: Campeonato Brasileiro de Velocidade na Terra abre temporada nacional neste sábado

Brasileiro de Velocidade na Terra
Brasileiro de Velocidade na Terra

 

O Campeonato Brasileiro de Velocidade na Terra abre nesse final de semana (27, 28 e 29 de março) a temporada de 2015 na cidade paulista de Cordeirópolis, distante 174 quilômetros de São Paulo. O Autódromo Valdemar Fragnani, local onde será disputada a etapa, possui 2.020 metros de extensão receberá a categoria Super Fórmula Tubular, a mais concorrida da modalidade.

 

 

Com um protótipo tubular e um motor AP com preparação para 160 cavalos, o grid do torneio possui aproximadamente 25 carros por etapa. “É o melhor custo-benefício do automobilismo brasileiro. Apesar das disputas acirradas, o equipamento é robusto e a motorização é de baixo custo”, conta Vanderlei Reck, piloto e Presidente da Comissão Nacional de Velocidade na Terra (CNVT).

 

 

Segundo Marcus Vinicius Caneo, promotor da prova no interior paulista, as gaiolas chegam a atingir até 145 km/h, já que o piso de terra é umedecido antes da prova para amenizar a poeira. “A nossa prova é de velocidade e deixamos o piso mais apropriado possível. No caso de chuva e barro, a prova é cancelada”, lembra Caneo.

 

 

 

A programação será composta por três treinos livres na sexta-feira (27), enquanto o sábado e o domingo contarão com programação semelhante, sendo dois treinos livres, tomada de tempos e corrida. A primeira bateria terá vinte voltas, metade da prova de encerramento da rodada dupla.

 

 

Além da etapa de abertura, Cordeirópolis receberá o encerramento da temporada, marcado para o dia 15 de novembro. O Campeonato Brasileiro de Velocidade na Terra terá outras quatro rodadas duplas, passando pelas cidades de Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Luís Eduardo Magalhães (BA) e São José dos Pinhais (PR).

 

 

A promoção do evento é do Clube Valdemar Fragnani e o evento tem a supervisão técnica da Confederação Brasileira de Automobilismo e da Federação de Automobilismo do Estado de São Paulo.

 

 

Programação:
Sexta-feira – 27/03
1º treino livre – 15h
2º treino livre – 15h50
3º treino livre – 16h40

 

 

Sábado – 28/03
4º treino livre – 9h
5º treino livre – 9h35
Classificatório – 12h
Largada corrida 1 – 16h

 

 

Domingo – 29/03
6º treino livre – 9h
7º treino livre – 9h35
Classificação – 11h20
Largada corrida 2 – 15h

 

 
Calendário temporada 2015 do Campeonato Brasileiro de Velocidade na Terra:

 

 

1ª etapa – Cordeirópolis (SP) – 28 e 29 de março
2ª etapa – Luís Eduardo Magalhães (BA) – 9 e 10 de maio
3ª etapa – Campo Grande (MS) – 27 e 28 de junho
4ª etapa – São José dos Pinhais (PR) – 15 e 16 de agosto
5ª etapa – Cuiabá (MT) – 26 e 27 de setembro
6ª etapa – Cordeirópolis (SP) – 14 e 15 de novembro

 

 

Da Redação com Fonte da CBA