USF: Alunos de Arquitetura da Universidade São Francisco de Itatiba participam de atividades práticas

Alunos de Arquitetura da Universidade São Francisco de Itatiba participam de atividades práticas
Alunos de Arquitetura da Universidade São Francisco de Itatiba participam de atividades práticas

 

 

 

Os alunos do 7º semestre do Curso de Arquitetura e Urbanismo, do Campus Itatiba realizaram um trabalho para o primeiro módulo da Disciplina de Estruturas II (Madeira e Aço).

 

 

 

Foi proposto aos alunos que verificassem os diferentes modelos de tesouras e treliças de madeiras existentes, que calculassem a inclinação das tesouras e seus espaçamentos nos mais variados tipos de telhados, as secções e tipos de madeiras usados.

 

 

 

Para a professora Silvia Scali, responsável pela disciplina, o trabalho foi fundamental para expandir o conhecimento dos alunos. “Fundamental para o conhecimento dos alunos, já que do ponto de vista da arquitetura buscamos novas soluções projetuais, tirando partido do material, visando inovação nas propostas arquitetônicas. Em vez de trabalharmos o conteúdo apenas teoricamente, executar a maquete física, ainda trabalha a capacidade de raciocínio lógico e o desenvolvimento da visão espacial das estruturas”, explicou a docente.

 

 

 

Visita

 

 

Os alunos de Arquitetura e Urbanismo, do Campus Itatiba, também visitaram, em São Paulo, dois edifícios ícone da arquitetura moderna brasileira: o prédio Oscar Americano e a Casa Modernista. As visitas fazem parte das disciplinas Teoria e História da Arquitetura, da Arte e do Urbanismo IV e V.

 

 

 

Na Fundação Oscar Americano, além de conhecerem a casa projetada pelo arquiteto Osvaldo Bratke, os alunos conheceram a preciosa coleção de obras de arte presente no local, onde foi explanado a respeito da história do Brasil em frente a pinturas de Albert Eckhout e Debret e também de arte moderna vendo pinturas de Di Cavalcanti e Laser Segall.

 

 

 

Os alunos concluíram o passeio na Casa Modernista do arquiteto Gregori Warchavchik, onde foi feito uma conversa sobre a modernidade no Brasil na varanda da residência e então percorreram todos os espaços que marcam o início do racionalismo na arquitetura moderna no Brasil.

 

 

Alunos de Arquitetura da Universidade São Francisco de Itatiba participam de atividades práticas

Posted by Portal Bragança on Domingo, 24 de maio de 2015

 
Da Redação com informações provenientes da Universidade São Francisco (USF)