USF: Curso de Farmácia da Universidade São Francisco receberam docente da da Universidade de Granada, na Espanha.

Curso de Farmácia da Universidade São Francisco receberam docente da da Universidade de Granada, na Espanha.
Curso de Farmácia da Universidade São Francisco receberam docente da da Universidade de Granada, na Espanha.

 

 

Os cursos de Farmácia e Engenharia Química da Universidade São Francisco (USF), Campus Campinas (Unidade Swift) receberam no dia 14 de maio a visita do professor pesquisador do departamento de Química Farmacêutica e Orgânica, Joaquín María Campos Rosa, da Universidade de Granada, na Espanha.

 
O docente ministrou a palestra “The inhibition of Choline Kinase as an antiproliferative approach: A case study”, que aborda o estudo de caso envolvendo alvos de ação no desenvolvimento de fármacos antineoplásicos.

 

 

 

Durante a palestra Joaquín abordou as etapas pesquisa e investimento de um novo medicamento. “O descobrimento de um novo fármaco é muito complicado, requer muito investimento e tempo. É preciso seguir em frente até mesmo em momentos em que a pesquisa não avança, pois o que vale é o resultado final”, afirmou o palestrante.

 

 

 

O pesquisador é um dos co-descobridores do fármaco cimetidina. Sua atual linha de pesquisa incluem novos agentes anti-inflamatórios e o estudo dos efeitos dos agentes anticâncer. O professor Campos já lecionou 8 cursos de “Planejamento de Fármacos e Síntese Orgânica”, na Universidade de São Paulo (USP) Campus Ribeirão Preto.

 

 

 

Para a coordenadora do Curso de Farmácia, professora Michele Polli, a contribuição do pesquisador para o ensino brasileiro tem sido fundamental “A palestra representa um momento importante para os nossos alunos da Farmácia e Engenharia Química. O professor Joaquín Maria tem contribuído com excelência para a formação acadêmica dos professores brasileiros”, afirmou a docente.

 

 

 

Da Redação com informações da USF