USF: Alunos da Universidade São Francisco realizaram atividades no Asilo São Vicente de Paula

O objetivo do projeto Mãezinhas do Coração foi comemorar junto às mulheres que residem no asilo o mês das mães
O objetivo do projeto Mãezinhas do Coração foi comemorar junto às mulheres que residem no asilo o mês das mães – Foto: Divulgação USF

 

 

 
Para comemorar o mês das mães e também incentivar o espírito solidário, um grupo de 130 alunos da Universidade São Francisco (USF), do Campus Bragança Paulista visitaram no último sábado, dia 16 de maio, a Vila São Vicente de Paula, que atende 79 idosos. O objetivo do projeto Mãezinhas do Coração foi comemorar junto às mulheres que residem no asilo o mês das mães.

 

 

 

O projeto é da disciplina Mecanismos de Estudos Sistêmicos (MES) aplicada aos alunos dos Cursos de Tecnologia em Logística, Processos Gerenciais e Gestão da Qualidade. O projeto também teve o apoio dos alunos dos Cursos de Engenharia da Produção, Engenharia Civil, Administração, Contábeis, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia.

 

Alunos colocaram a mão na massa
Alunos colocaram a mão na massa

 
Para a professora Suzana Aparecida Gonçalves Pádua Lima, uma das docentes responsáveis pela organização do projeto, a realização de ações solidárias fazem parte da Missão da USF. “Nossas atividades ligadas às Ciências são desenvolvidas durante as aulas, palestras e visitas técnicas. A fraternidade e solidariedade são desenvolvidas através de ações e projetos que visam promover o interesse dos alunos pela responsabilidade social”, afirmou a docente.

 

 
A aluna do Curso de Ciências Contábeis, Andréia Cristina de Matos, ressalta como foi importante trocar experiências com os moradores do asilo e conhecer a estrutura do local. “Moro em Itatiba, não conhecia o asilo de Bragança, adorei a experiência, adorei o lugar e os idosos. Achei muito bacana esse modelo de asilo, respeitando a individualidade de cada um. Fiquei muito feliz em participar, e feliz em saber que existe um lugar que trata as pessoas com tanto carinho e respeito”, contou Andréia.

 

 
As atividades tiveram início às 7h da manhã com o oferecimento de um café da manhã. Os alunos de Fisioterapia realizaram massagens e os alunos da Farmácia e Enfermagem mediram a glicemia e aferiram a pressão arterial dos moradores. Também foi realizada a apresentação de música ao vivo e em seguida, ocorreu a entrega de presentes para todos os internos.

 

 
Para a aluna do 1º semestre do Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais, Diandra Maniezzo, a atividade foi um momento importante de aprendizado. “Sobre o dia de hoje não há palavras que eu possa expressar, cada olhar cada sorriso, cada abraço, um aprendizado muito significante que pude presenciar no ‪Asilo ‪‎São ‪Vicente ‪de ‪Paula. Não há nada que pague esses momentos de risos e lágrimas. Foram momentos valiosos”, afirmou a aluna.

 

 
Além da realização da atividade, os alunos promoveram uma arrecadação de itens essenciais para o dia a dia dos idosos. Foram arrecadados leite, fraldas, cloro e enxaguante bucal.
 

 

 

SOBRE A USF

 

Universidade de Bragança Paulista
Universidade de Bragança Paulista

 

 

A Universidade São Francisco (USF) é uma instituição de ensino superior, sem fins lucrativos, com 38 anos de tradição e mais de 10 mil alunos matriculados. Presente nas cidades de Bragança Paulista, Campinas, Itatiba e São Paulo, oferece estrutura completa para mais de 40 cursos de graduação e 30 de pós-graduação, incluindo três programas Stricto Sensu. Os alunos da instituição contam ainda com o Núcleo de Empregabilidade e Empreendedorismo e o Núcleo de Relações Internacionais, que promovem formação profissional e intercâmbio estudantil por meio de parcerias com universidades estrangeiras. Inspirada no lema “Educação para a Paz” e movida pelo seu Patrono, São Francisco de Assis, tem como missão a produção e a difusão de conhecimento, da fraternidade e da solidariedade.

 

 

Informações provenientes de Ana Paula Moreira – Assessoria de Imprensa da USF