Nacional: Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é tema de palestra em Bragança

Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é tema de palestra em Bragança
Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é tema de palestra em Bragança

 

 

 

 

Com o objetivo de alertar e conscientizar a sociedade sobre a gravidade da violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes, a Administração Municipal juntamente com o Conselho Tutelar de Bragança Paulista realizou nesta segunda-feira, dia 18, uma palestra com especialistas para tratar do assunto. A palestra foi realizada no Complexo Integrado de Segurança, Emergência e Mobilidade (CISEM) e teve como palestrante a Dra. Simone Tiozzi, Delegada da Delegacia de Defesa da Mulher de Bragança Paulista.

 

Na ocasião, também esteve presente a vice-prefeita, Professora Huguette, representantes da Administração Municipal, do Conselho Tutelar, escolas municipais e estaduais, da área da saúde do município, Delegacia da Mulher, dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), do Fórum, entidades sociais e psicólogos.

 

 

 

Durante a palestra foram exibidos dados e fotos sobre situações ocorridas, para que os presentes pudessem compreender a dimensão do problema. Além disso, a palestra também serviu para alertar sobre os perigos deste tipo de crime e mostrar como a sociedade pode contribuir no enfrentamento deste tipo de abuso contra crianças e adolescentes.

 

 

 

Segundo a palestrante, os casos de abusos podem ocorrer dentro da própria família, entre pessoas que tenham laços afetivos ou por pessoas desconhecidas e finalizou dizendo que a melhor maneira de se contribuir para que este tipo de crime não ocorra mais é por meio de denúncia.

 

 

 
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes é celebrado em 18 de maio. A campanha, que teve início em 2010, utiliza o slogan ‘Faça Bonito, proteja nossas crianças e adolescentes’. Esta tem como símbolo uma flor, que remete aos cuidados oferecidos a crianças e adolescentes para que cresçam protegidas e saudáveis.

 

 

 

 
Para denunciar este tipo de crime, existe o Disque 100, canal que coleta também informações sobre paradeiros de crianças e adolescentes desaparecidos, tráfico de pessoas, além de informações sobre Conselhos Tutelares. O serviço funciona diariamente, das 8h às 22h, incluindo finais de semana e feriados. A identidade do denunciante é mantida em sigilo absoluto. No município, em casos de denúncia de crimes de violência sexual contra menores, além do disque 100, o denunciante pode ligar para o número 153 ou 190. Ou ainda, procurar o Conselho Tutelar, os CRAS e o CREAS da cidade.

 

 

 

Da Redação com informações da EBC