Crise Hídrica: Vereador de Bragança Paulista apoia retirada de mais água do Cantareira para municípios do interior.

Vereador Marcus Valle apoia retirada de mais água do Cantareira para municípios do interior.
Vereador Marcus Valle apoia retirada de mais água do Cantareira para municípios do interior.

 

 

O vereador Marcus Valle protocolou nesta semana requerimento no qual expressa seu total apoio à solicitação dos municípios da região de Campinas que visam a retirada de mais água do Sistema Cantareira para região.

 

 
A propositura foi encaminhada à Diretoria de Recursos Hídricos do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e à Diretoria de Hidrologia da Agência Nacional de Águas (ANA). Em sua justificativa, o vereador detalha os motivos.

 

 
Segundo Marcus, o pleito é para que a cota de água captada do Cantareira possa ser ampliada para os municípios que fazem parte do Consórcio PCJ, formado por 43 prefeituras e 27 empresas da região de Campinas.

 

 

 

A reivindicação é para que essas cidades recebam 12 mil litros de água por segundo, o que corresponde a mais que o dobro da captação atual que é de 5 mil litros/segundo.

 

 

 

“O objetivo é evitar o cenário do ano passado, quando municípios da região tiveram que adotar racionamento e indústrias ficaram sem água”, explica o vereador.

 

 

 
Outro detalhe importante lembrado em sua justificativa é que atualmente as bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí são as “doadoras” do Cantareira, pois suas águas desembocam no manancial e a região de Campinas não tem outras formas de abastecimento.

 

 

 
O requerimento do vereador serve de apoio para pressionar os órgãos responsáveis a rever a concessão de águas para os municípios do interior, já que o processo de renovação da autorização para captação de águas deve começar em maio.

 

 

 
Da Redação