Bragança Paulista: Mobilidade Urbana foi alvo de debate na Tribuna Livre da Câmara Municipal

Vereadora Fabiana Alessandri , Secretário Municipal de Mobilidade de Botucatu - Vicente Sílvio Ferraudo e Vereador Rafael de Oliveira
Vereadora Fabiana Alessandri , Secretário Municipal de Mobilidade de Botucatu – Vicente Sílvio Ferraudo e Vereador Rafael de Oliveira

 

 

Na tarde da última terça-feira (28/4), o secretário Municipal de Mobilidade de Botucatu, Vicente Sílvio Ferraudo, esteve na Câmara Municipal da Estância de Bragança Paulista para fazer uso da Tribuna Livre durante a 13ª Sessão Ordinária. O secretário foi convidado pelos vereadores Fabiana Alessandri e Rafael de Oliveira para apresentar o trabalho realizado em Botucatu e trocar experiências sobre trânsito e iniciativas educativas desenvolvidas por sua secretaria.

 

Vicente apresentou de maneira geral as diversas ações promovidas pela Secretaria de Mobilidade. Dentre elas, destacou a campanha educativa Escolinha do Trânsito, desenvolvida com as crianças da rede municipal.

 

 

A iniciativa busca trabalhar as noções de trânsito responsável com alunos da rede municipal por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Na matéria Geografia, com as crianças de 8 a 10 anos, é desenvolvido o projeto Se Essa Rua Fosse Minha.

 

 

 

Além disso, junto com a Guarda Municipal, as crianças também vão à Escola de Trânsito Mirim, usada todas às quartas-feiras para treinamento. Há circuito de trânsito e sinalização. Os alunos passam por situações em que aprendem as atitudes corretas. O objetivo é formar motoristas e cidadãos preparados.

 

 

 

Outras ações apresentadas incluem os projetos Carona Solidária; reforço das inspeções veiculares; curso de direção emocional para taxistas, moto taxistas e caminhoneiros; passeios ciclísticos e curso de mecânica para mulheres.

 

 

 

Em relação à mobilidade e rotatividade de vagas, Vicente explicou o sistema de parquímetro usado para o estacionamento na região central e o sistema de monitoramento para o transporte coletivo. Em Botucatu os ônibus possuem sistema que permite sua localização e o usuário pode acessar por meio de smartphone as informações a respeito de tempo previsto para chegada da linha.

 

 

 

Os vereadores apresentantes fizeram uso da palavra em seguida do secretário. Fabiana iniciou sua fala destacando os exemplos vistos em Botucatu “A parceria com a Secretaria de Educação é importantíssima para ajudar no trabalho de conscientização das nossas crianças em relação ao trânsito, para que respeitem as leis”, lembrou a vereadora.

 

 

 

A demanda pela Zona Azul também foi lembrada por ambos, que realizaram estudos e reuniões com representantes do comércio bragantino para avaliar possibilidades de rotatividade de vagas no centro de Bragança. Os vereadores frisaram a importância da ‘democratização’ das vagas, que devem estar à disposição do povo.

 

 

 

Rafael de Oliveira encerrou as manifestações lembrando a importância de repensar o sistema de rotatividade de vagas do centro “Bragança é uma cidade centenária. A dificuldade de vagas é o gargalo do nosso comércio. Visto isso enxerguei a necessidade de modernização para a região central, com a instalação de parquímetros”, explicou.

 

 

 

Fabiana Alessandri e Rafael de Oliveira visitaram a cidade de Botucatu no ano passado, buscando conhecer as soluções de mobilidade e de rotatividade de vagas aplicadas no município, em especial a questão dos parquímetros. O trabalho fez parte de estudos da Comissão Socioeconômica, da qual eram membros na época.

 

 

Durante a visita os vereadores conheceram a iniciativa Escolinha do Trânsito, que os incentivou a fazer uma moção, indicando ao Executivo a realização de estudos para criar em Bragança Paulista programa similar. O objetivo principal do trabalho é formar cidadãos mais conscientes por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

 

 

A moção dos vereadores Fabiana e Rafael foi votada nesta mesma sessão, tendo aprovação unânime por parte da Casa.

 

 

 

Da Redação com informações do Departamento de Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Bragança Paulista