Bragança Paulista: Luta Antimanicomial foi tema de atividades durante a semana em Bragança

Luta Antimanicomial
Luta Antimanicomial

 

 

No último dia 18, foi comemorado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, e por isto, a Prefeitura realizou uma semana de atividades com o objetivo de chamar a atenção da sociedade sobre o tema, além de proporcionar aos frequentadores do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II e aos seus familiares, momentos de aprendizado e descontração.


A Luta Antimanicomial é um movimento realizado por profissionais da saúde mental, de pacientes e seus familiares que tem como intuito, garantir os direitos, reabilitação e inclusão social de pessoas com transtorno mental.
Na segunda-feira, dia 18, profissionais do CAPS e frequentadores do serviço participaram de uma ação na praça Raul Leme com apresentações e distribuição de folders sobre o tema, visando a conscientizar a população sobre o assunto.

 

 
Já na terça-feira, dia 19, foi a vez dos frequentadores se divertirem e aprenderem com os Jogos Cooperativos, onde a equipe do CAPS trabalhou a importância da colaboração um com o outro e dentro da sociedade.

 

 

 

Na mesma data, no período da tarde, ocorreu uma roda de conversa com a terapeuta ocupacional Katiuscia Silva, que trabalha no Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira de Campinas – SP e que também é coordenadora do CAPS II de Campinas. A palestra também contou com a presença de Ademir dos Santos, presidente da Associação dos Psicólogos de Bragança Paulista. O encontro contou também com profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), frequentadores do CAPS e seus familiares. Durante o bate papo, foram abordados temas relacionados à luta antimanicomial, reforma psiquiátrica e os serviços de saúde mental oferecidos na região que compõe a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

 

 
Na quarta-feira, dia 20, a equipe e frequentadores do CAPS participaram, durante todo o dia, da 2ª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência.

 

Luta Antimanicomial foi tema de atividades durante a semana em Bragança

Posted by Portal Bragança on Sexta, 22 de maio de 2015

 

Na quinta-feira, dia 21, a equipe e pacientes do CAPS fizeram um passeio até o Zooparque, na cidade de Itatiba.
E por fim, hoje a semana será encerrada com uma sessão de cinema para os frequentadores do CAPS.

 

 
CAPS II
​​

 

 
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II, inaugurado em 2014, é um modelo de tratamento terapêutico. Já conta com mais de 300 usuários acolhidos, que são atendidos em regime intensivo; semi intensivo e não intensivo, conforme proposta individualizada, discutida em equipe multidisciplinar, buscando efetivar os princípios que direcionam a reforma psiquiátrica. Para utilizar o CAPS, o paciente deve procurar a unidade de saúde mais próxima, que fará encaminhamento para o serviço.​​

 

 

 

 

Da Redação