Bragança Paulista: Com voto de Minerva foi aprovado em 1º turno projeto que prevê Imprensa Oficial na versão Eletrônica

10ª Sessão Ordinária e das Comissões.
10ª Sessão Ordinária e das Comissões.

 

 

Na tarde de terça-feira (7/4), os vereadores da Câmara Municipal da Estância de Bragança Paulista aprovaram, em primeiro turno, o projeto de lei 03/2015, que prevê a instituição da Imprensa Oficial do Município Eletrônica (e-IOM).

 

 

A Imprensa Oficial é o instrumento de publicação e divulgação dos atos oficiais e informativos do Município. Atualmente a Prefeitura Municipal realiza a distribuição de duas publicações semanais, com tiragem de 1.000 exemplares, que são distribuídos em pontos estratégicos cidade, além de já disponibilizar a versão eletrônica pelo site.

 

 

 

O projeto enviado pelo Executivo aos vereadores defende o princípio da economicidade e modernização. Segundo a justificativa do prefeito municipal, Fernão Dias, a disponibilização da versão eletrônica pode gerar economia de aproximadamente R$ 110 mil reais por ano, por não mais necessitar da prestação de serviços gráficos.

 
Visando não extinguir de imediato a versão impressa, a vereadora Rita Valle sugeriu uma emenda propondo a redução gradativa das impressões. Com a proposta a versão eletrônica seria exclusiva a partir de 2018.

 

 

 

O vereador Noy Camilo apresentou uma subemenda, que foi aprovada por 12 votos a quatro. A subemenda apenas modifica a emenda da vereadora Rita, sugerindo uma redução gradual em duas etapas: de 25% em 2015, 50% em 2016 e extinção total da versão impressa já em 2017.

 
Já votação do projeto ficou empatada em 8 favoráveis e 8 contrários. Como previsto pelo Regimento Interno, o presidente da Casa, Sebastião Garcia Amaral (Tião do Fórum), deu o voto de desempate. Tião se posicionou defendendo a economicidade e votou pela aprovação.

 

 

O segundo turno ocorre na próxima semana.

 
Em turno único foi votado o projeto de lei 09/2015, da vereadora Fabiana Alessandri, que denomina como Rua Francina Campos Moreira a via pública que liga a Avenida Ezeo Dinamo Rossi a Avenida Atílio Menin.

 

 

 

Francina Campos Moreira foi uma cidadã prestante, que se destacou pelas atividades em prol dos bairros da zona norte, em especial no bairro Jardim Águas Claras, onde viveu por mais de 20 anos.

 
Tribuna Livre

 

 

 

Dois inscritos fizeram uso da palavra na Tribuna Livre durante a 10ª Sessão Ordinária. A primeira inscrita foi a psicóloga Maria Aparecida Baptista. Maria Aparecida apresentou a Escola de Educação Emocional Menthes, que iniciou os trabalhos em Bragança Paulista.

 

 

A psicóloga aproveitou a oportunidade para divulgar a palestra trazida por eles ao município “Ansiedade: como enfrentar o mal do século”, que será realizada na próxima sexta-feira (10). O vereador apresentante foi Valdo Rodrigues.

 

 

Tribuna Livre com o feirante Pedro Bonifácio
Tribuna Livre com o feirante Pedro Bonifácio

 

Em seguida o feirante Pedro Bonifácio abordou a mudança de local da feira-livre. Apesar de não confirmada oficialmente pelo Executivo, a mudança preocupa os feirantes que não gostariam de deixar o espaço que utilizam no Lavapés, ao lado da rodoviária.

 

 

O feirante argumentou que a mudança temporária para o Posto de Monta durante o Carnaval não trouxe bons resultados. Se houver uma mudança definitiva Pedro sugere que ela seja amplamente discutida entre feirantes, Executivo e principalmente população. O vereador apresentante foi Jorge Luís Martin (do Proerd).

 
A próxima sessão ordinária será realizada em 14 de abril, às 16h, no Plenário da Câmara Municipal

 
Da Redação com informações de Jaqueline do Departamento de Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Bragança Paulista